Filtros De Ar Esportivos Para Moto Reviews: +Ronco?

Thiago Nunes da Silva
Thiago Nunes da Silva
12 min. de leitura

Trocar o filtro de ar original por um modelo esportivo é uma das modificações mais rápidas e com melhor custo-benefício que você pode fazer na sua moto. Além de um ganho real na performance, essa simples troca altera o som do motor, proporcionando um ronco mais grave e esportivo.

Este guia analisa os melhores filtros de ar esportivos disponíveis, explicando as diferenças entre os modelos cônicos, de duplo fluxo e os específicos para motos populares como a Honda CG.

Aqui, você encontrará a informação necessária para escolher a peça certa, melhorar a resposta do acelerador e economizar com filtros laváveis.

Como Escolher o Filtro de Ar Esportivo Certo?

A escolha do filtro de ar ideal depende de quatro fatores principais: sua moto, seu objetivo, o tipo de filtro e o material. Entender esses pontos garante que você faça a compra correta e obtenha os resultados esperados, seja mais potência, um som diferente ou economia a longo prazo.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

  • Compatibilidade: Verifique o diâmetro do bocal do carburador ou TBI (corpo de injeção). Filtros universais exigem medição, enquanto modelos 'inbox' são feitos sob medida para a caixa de ar original de motos específicas, como a linha Honda CG.
  • Tipo de Filtro: Filtros cônicos oferecem uma grande área de captação de ar e um ronco bem característico. Os de duplo fluxo maximizam ainda mais a entrada de ar. Filtros 'inbox' são discretos e fáceis de instalar, substituindo diretamente o original.
  • Objetivo Principal: Se você busca o máximo de performance da moto e um ronco esportivo evidente, um filtro cônico ou de duplo fluxo é a melhor opção. Se o seu foco é a economia e uma manutenção simplificada com um leve ganho, um filtro de ar lavável do tipo 'inbox' é perfeito.
  • Material de Filtragem: A maioria dos filtros esportivos usa um tecido de algodão oleado, que é lavável e reutilizável. Ele oferece um ótimo equilíbrio entre fluxo de ar e capacidade de filtragem. Filtros de espuma também são comuns, especialmente em aplicações off-road.

Análise: Os 10 Melhores Filtros de Ar Esportivos

1. Racechrome Duplo Fluxo Performance RC084 Azul

O Racechrome RC084 é um filtro de ar esportivo de duplo fluxo projetado para quem busca o máximo de admissão de ar em um formato compacto. Sua principal característica é o cone invertido no topo, que aumenta a área de superfície para a entrada de ar sem aumentar o diâmetro do filtro.

Isso o torna uma peça versátil para projetos de customização onde o espaço é limitado, mas a necessidade de fluxo de ar é alta. A construção com tecido lavável garante durabilidade e economia, pois elimina a necessidade de trocas constantes.

Este filtro é a escolha ideal para motociclistas com projetos de customização ou que possuem motos de baixa a média cilindrada (até 200cc) e desejam um aumento de potência perceptível e um ronco esportivo bem definido.

Por ser um modelo universal, sua instalação de filtro esportivo pode exigir pequenas adaptações no encaixe ou na regulagem do sistema de alimentação, seja carburador ou injeção. É perfeito para quem não tem medo de ajustar a moto para extrair performance extra.

Prós
  • Tecnologia de duplo fluxo maximiza a entrada de ar.
  • Formato compacto facilita a instalação em espaços reduzidos.
  • Produz um ronco esportivo encorpado e agradável.
  • Elemento filtrante lavável e reutilizável.
Contras
  • Exige ajuste na carburação ou injeção para um funcionamento perfeito.
  • A cor azul pode não agradar a todos os estilos de moto.

2. Filtro Lavável para CG Fan/Titan (2014 em diante)

Este filtro de ar lavável é projetado especificamente para a caixa de ar original das Honda CG Fan e Titan fabricadas a partir de 2014. Seu formato 'inbox' permite uma substituição direta do filtro de papel descartável, sem a necessidade de qualquer adaptação.

A principal vantagem aqui é a economia a longo prazo, já que o elemento filtrante pode ser limpo e reutilizado diversas vezes, pagando-se em poucas manutenções.

Para o motociclista que usa sua CG no dia a dia e busca uma solução prática para economizar na manutenção, este produto é imbatível. Ele oferece um ganho de performance mais discreto em comparação com um filtro cônico, mas ainda assim melhora a resposta do acelerador.

É a escolha perfeita para quem quer os benefícios de um filtro de ar lavável sem alterar a originalidade ou o visual da moto e sem se preocupar com regulagens complexas.

Prós
  • Instalação extremamente simples, 'plug and play'.
  • Excelente custo-benefício a longo prazo por ser lavável.
  • Mantém a originalidade da caixa de ar da moto.
  • Compatibilidade Honda CG garantida para modelos a partir de 2014.
Contras
  • O aumento de potência é sutil.
  • O ronco esportivo é bem menos pronunciado que em filtros cônicos.

3. Filtro Lavável para CG (09-13), Pop, XRE e Bros

Com ampla compatibilidade, este filtro de ar lavável atende a uma vasta gama de motocicletas populares da Honda, incluindo a CG (2009 a 2013), Pop 100/110, XRE 190 e a linha Bros.

Assim como o modelo anterior, ele é do tipo 'inbox', projetado para encaixar perfeitamente na caixa de filtro de ar original. O foco deste produto é oferecer durabilidade e economia na manutenção para alguns dos modelos mais vendidos do Brasil.

Este filtro é ideal para proprietários de uma das várias motos Honda compatíveis que rodam muito e querem reduzir os custos com peças de reposição. Se você tem uma Bros que usa para trabalho ou uma Pop para deslocamentos urbanos, a capacidade de simplesmente lavar o filtro em vez de comprar um novo é um grande atrativo.

O ganho em performance é modesto, mas a otimização do fluxo de ar ajuda a manter o motor 'respirando' melhor por mais tempo.

Prós
  • Compatível com uma grande variedade de motos Honda populares.
  • Reduz custos de manutenção por ser lavável.
  • Instalação direta, sem necessidade de adaptações.
  • Material de boa qualidade para o segmento.
Contras
  • A vedação de borracha pode ser um pouco rígida no primeiro encaixe.
  • Não oferece a mudança sonora característica dos filtros esportivos externos.

4. Racechrome Cônico Duplo Fluxo 1.0cc

Apesar da menção a '1.0cc', que geralmente remete a carros, este filtro cônico de duplo fluxo da Racechrome é uma opção robusta para motocicletas de média e alta cilindrada ou projetos customizados que demandam um volume de ar massivo.

O design cônico combinado com o fluxo duplo garante uma das maiores taxas de admissão de ar do mercado, resultando em um ganho de potência expressivo, especialmente em altas rotações.

Para quem está montando uma café racer, uma bobber ou simplesmente quer extrair o máximo de performance de uma moto acima de 400cc, este filtro é a ferramenta certa. Ele não é uma peça 'plug and play' e foi feito para entusiastas que entendem a necessidade de um remapeamento completo da injeção ou de um ajuste fino na carburação.

O resultado é um ronco esportivo intimidador e uma resposta de acelerador muito mais agressiva.

Prós
  • Fluxo de ar extremamente alto para máxima performance.
  • Design de duplo fluxo em um corpo cônico grande.
  • Ideal para motos de alta cilindrada e projetos custom.
  • Qualidade de construção Racechrome, referência no mercado.
Contras
  • O tamanho grande pode dificultar a instalação em algumas motos.
  • Ajuste profissional do sistema de alimentação é obrigatório para evitar danos ao motor.

5. Filtro Lavável com Tampa para Linha CG

Este kit representa uma solução completa e acessível para donos da linha Honda CG que desejam fazer o upgrade para um filtro lavável. Ele inclui não apenas o elemento filtrante do tipo 'inbox', mas também a tampa da caixa de ar.

Isso é útil caso a tampa original esteja danificada ou para quem deseja uma peça nova para acompanhar o filtro renovado. A proposta é oferecer conveniência em um único pacote.

Se você é proprietário de uma CG e sua caixa de ar já mostra sinais de desgaste, ou se simplesmente prefere trocar o conjunto todo de uma vez, este kit é a escolha perfeita. Ele combina a economia do filtro lavável com a praticidade de ter a tampa inclusa, eliminando a necessidade de comprar peças separadamente.

É uma opção voltada para a manutenção e praticidade, com os benefícios de um fluxo de ar ligeiramente melhorado.

Prós
  • Kit completo com filtro e tampa.
  • Solução prática para manutenção ou reparo.
  • Filtro lavável gera economia a longo prazo.
  • Boa compatibilidade com a linha CG.
Contras
  • A qualidade do plástico da tampa é funcional, mas não premium.
  • O ganho de performance é marginal, sendo o foco a manutenção.

6. Filtro Esportivo para Titan 150 e CG 1992

Este filtro esportivo mira em um público específico: donos de clássicos populares como a CG 1992 e a Titan 150 carburada. Modelos mais antigos e carburados respondem de forma muito positiva a um aumento no fluxo de ar, e este filtro cônico foi projetado para entregar exatamente isso.

Sua instalação remove a caixa de ar original, expondo o filtro e gerando aquele ronco esportivo aspirado que muitos procuram.

Para o entusiasta que está restaurando ou modificando uma CG antiga ou uma Titan 150, este filtro é um upgrade quase obrigatório. Ele muda completamente a personalidade da moto, com uma aceleração mais livre e um som muito mais presente.

Contudo, é uma peça para quem sabe que a instalação de filtro esportivo em motos carburadas exige, sem exceção, um ajuste na giclagem do carburador para fornecer o combustível extra que o novo volume de ar demanda.

Prós
  • Melhora significativa na resposta do acelerador em motos carburadas.
  • Produz um ronco aspirado clássico e alto.
  • Ótimo para projetos de customização e restauração.
  • Preço acessível.
Contras
  • Ajuste do carburador (giclagem) é indispensável para o funcionamento correto.
  • Fica exposto à chuva e sujeira, exigindo mais cuidado e limpeza.

7. Filtro Lavável com Tampa e Parafusos para Linha CG

Levando a conveniência a um novo patamar, este kit inclui o filtro lavável 'inbox', a tampa da caixa de ar e também os parafusos de fixação. É o pacote definitivo para uma substituição completa e sem dor de cabeça do sistema de filtro de ar original da linha Honda CG.

A ideia é eliminar qualquer chance de o proprietário precisar correr atrás de um parafuso perdido ou espanado durante a instalação.

Este produto é para o motociclista que valoriza seu tempo e quer uma solução 'tudo em um'. Se você faz a própria manutenção da sua CG em casa e quer ter certeza de que terá todas as peças necessárias à mão, este kit é a escolha mais segura.

Ele oferece a mesma economia do filtro lavável, mas com a tranquilidade adicional de vir com hardware de montagem novo.

Prós
  • Kit mais completo: inclui filtro, tampa e parafusos.
  • Máxima conveniência na instalação e manutenção.
  • Ideal para quem quer renovar todo o conjunto da caixa de ar.
  • Filtro lavável e reutilizável.
Contras
  • Os parafusos inclusos são de qualidade básica e podem enferrujar com o tempo.
  • Custo ligeiramente maior que os kits sem os parafusos.

8. Filtro KGA Universal 50mm para CBX 250 Twister

O filtro da KGA com bocal de 50mm é uma escolha popular para donos da Honda CBX 250 Twister, uma das 250cc mais queridas do mercado. Este filtro cônico universal se encaixa perfeitamente no carburador da Twister, proporcionando um aumento significativo no fluxo de ar.

O resultado é um ronco mais grosso e uma melhora notável na 'puxada' da moto, especialmente em médias e altas rotações.

Para o dono de uma Twister que quer dar um toque de esportividade à moto sem gastar muito, este filtro para CBX 250 Twister é uma excelente porta de entrada. Ele entrega o visual e o som que muitos procuram.

A marca KGA é conhecida por seu bom custo-benefício. Como todo filtro cônico em moto carburada, será necessário fazer o acerto da carburação para que a moto funcione redonda e com a mistura ar/combustível correta.

Prós
  • Medida de bocal (50mm) ideal para o carburador da Twister.
  • Proporciona um ronco grave e um bom ganho de performance.
  • Ótimo custo-benefício para um primeiro upgrade.
  • Visual esportivo que combina com a moto.
Contras
  • A qualidade do elemento filtrante e da borracha é inferior à de marcas como a Racechrome.
  • Exige regulagem de carburação para evitar falhas ou danos.

9. Racechrome Duplo Fluxo Médio Universal

Este modelo da Racechrome se posiciona como uma opção intermediária, maior que o RC084, mas mais compacto que as versões para motores grandes. Com seu design de duplo fluxo, ele é projetado para otimizar a performance de motocicletas de média cilindrada, na faixa de 250cc a 400cc, como a Fazer 250, a Twister ou a Lander.

Se você possui uma moto de 250cc ou 300cc e sente que um filtro pequeno limita o potencial do motor, este modelo de tamanho médio é a solução. Ele oferece um fluxo de ar superior sem ser exageradamente grande, facilitando a adaptação.

É a escolha do entusiasta que busca um equilíbrio entre ganho de potência expressivo, ronco encorpado e a possibilidade de instalação em um espaço razoável no quadro da moto.

Prós
  • Tamanho ideal para motos de 250cc a 400cc.
  • Tecnologia de duplo fluxo para performance superior.
  • Qualidade de construção e filtragem Racechrome.
  • Filtro lavável para longa vida útil.
Contras
  • Sendo universal, pode precisar de um anel redutor ou adaptador para o bocal.
  • Preço mais elevado que filtros cônicos simples.

10. Racechrome Cônico Duplo Fluxo (Variado)

Este produto representa a linha de filtros cônicos de duplo fluxo da Racechrome disponível em diversas cores e tamanhos de bocal. A principal característica é a versatilidade, permitindo que o comprador escolha a combinação exata para seu projeto.

Seja qual for a cor desejada para combinar com a estética da moto ou o diâmetro preciso do carburador ou TBI, há uma opção nesta linha.

Este filtro é para o construtor de motos customizadas ou o piloto de performance que sabe exatamente o que precisa. Se você já mediu o bocal de admissão e busca a peça perfeita em termos de encaixe e cor, esta é sua melhor aposta.

A performance do duplo fluxo da Racechrome é garantida, e a variedade de opções permite um acabamento personalizado e um ajuste técnico preciso para o aumento de potência máximo.

Prós
  • Grande variedade de cores e diâmetros de bocal.
  • Permite uma personalização estética e técnica precisa.
  • Alto fluxo de ar característico da tecnologia de duplo fluxo.
  • Marca com reputação consolidada em performance.
Contras
  • Exige que o comprador saiba as medidas exatas de que precisa.
  • Por ser focado em performance, o ajuste do motor é mandatório.

Filtro Lavável vs. Descartável: Qual Compensa Mais?

A principal diferença está no custo a longo prazo e na manutenção. Um filtro de ar lavável, como os da Racechrome ou os modelos 'inbox', tem um custo inicial maior. Contudo, como pode ser limpo e reutilizado dezenas de vezes, ele se paga após poucas trocas que seriam feitas com um filtro descartável.

Em um ano de uso intenso, a economia é significativa.

Filtros descartáveis de papel, por outro lado, oferecem a conveniência de simplesmente jogar o antigo fora e colocar um novo. Alguns modelos originais de alta qualidade podem ter uma capacidade de filtragem de partículas finas superior em um primeiro momento.

A escolha se resume a: economia e performance consistente (lavável) contra conveniência máxima (descartável). Para quem gosta de cuidar da moto e busca performance, o lavável é quase sempre a melhor opção.

Duplo Fluxo ou Cônico: Entenda a Diferença

Ambos os tipos são projetados para aumentar a performance da moto, mas funcionam de maneiras ligeiramente diferentes. Um filtro cônico padrão possui uma grande área de superfície em seu formato de cone, permitindo uma entrada de ar muito maior que a do sistema original.

Isso já resulta em um bom aumento de potência e no ronco esportivo característico.

O filtro de duplo fluxo vai um passo além. Além da área lateral do cone, ele adiciona um segundo cone, invertido, na ponta do filtro. Isso cria uma área de admissão adicional, permitindo que o ar entre tanto pelas laterais quanto pelo topo.

Para um mesmo tamanho físico, um filtro de duplo fluxo sempre oferecerá uma capacidade de admissão de ar maior. É a escolha para quem busca o máximo de fluxo de ar possível.

Instalação e Manutenção do Filtro Esportivo

A instalação de um filtro esportivo pode ser muito simples ou exigir mais atenção, dependendo do tipo. Siga estes passos básicos:

  • Instalação 'Inbox': Apenas abra a caixa de ar original, remova o filtro antigo e encaixe o novo filtro lavável. Feche a caixa e está pronto.
  • Instalação de Filtro Cônico: Remova a caixa de ar original e suas mangueiras. Encaixe o filtro cônico diretamente no bocal do carburador ou TBI. Aperte bem a abraçadeira para evitar entradas de ar falso. Em muitos casos, é preciso fixar o filtro em alguma parte do chassi para que ele não fique solto.
  • Ajuste do Motor: Este é o passo mais importante. Ao aumentar a quantidade de ar, você precisa aumentar a de combustível para manter a mistura correta. Em motos carburadas, isso significa trocar os giclês por números maiores. Em motos com injeção eletrônica, o ideal é fazer um remapeamento da central (ECU). Ignorar este passo pode fazer a moto falhar e, em casos extremos, causar danos ao motor por operar com uma mistura pobre.
  • Manutenção: Para limpar um filtro de ar lavável, use um kit de limpeza apropriado, que geralmente contém um desengraxante e um óleo específico. Aplique o limpador, enxágue com água de dentro para fora, deixe secar completamente à sombra e aplique uma fina camada de óleo. Nunca use ar comprimido, pois pode danificar as fibras do tecido.

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