Trucks de Skate Reviews: Do Street ao Surfskate!

Thiago Nunes da Silva
Thiago Nunes da Silva
13 min. de leitura

Escolher os trucks de skate certos é fundamental para o desempenho do seu carrinho. Eles definem como o skate vira, a estabilidade em manobras e a sensação geral do rolê. Este guia analisa os melhores modelos do mercado, desde opções profissionais para street e park até eixos específicos para longboard, surfskate e iniciantes.

Aqui, você encontrará análises detalhadas para tomar a decisão correta, sem rodeios.

Como Escolher o Truck de Skate Ideal?

A escolha do truck de skate ideal depende de três fatores principais: o tamanho do seu shape, a sua modalidade e a altura do truck. O tamanho do truck, medido pela largura da trave (hanger), deve ser o mais próximo possível da largura do seu shape.

Isso garante equilíbrio e controle. Um truck 139mm, por exemplo, é ideal para shapes de 8.0 polegadas. A modalidade também é decisiva. Trucks de street usam um kingpin tradicional para aguentar o impacto de manobras, enquanto trucks de longboard frequentemente usam um kingpin reverso para facilitar curvas longas e estáveis.

Por fim, a altura (low, mid, high) afeta a estabilidade e o tamanho máximo das rodas que você pode usar sem que elas toquem no shape (wheelbite).

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

Análise: Os 10 Melhores Trucks de Skate

1. INDEPENDENT Stage 11 Hollow 139

O Independent Stage 11 é um verdadeiro ícone no mundo do skate. Reconhecido por sua durabilidade incomparável, este truck é a escolha de inúmeros profissionais para andar em transições, bowls e rampas.

Sua geometria proporciona uma curva responsiva, mas altamente previsível, que inspira confiança ao entrar em curvas em alta velocidade. A construção robusta aguenta o abuso de grinds em corrimãos e bordas de concreto sem ceder, tornando-o um investimento que dura por anos.

A versão Hollow possui eixo e parafuso central ocos, reduzindo o peso sem sacrificar a famosa resistência da marca.

Este truck é a escolha perfeita para o skatista all-around, que anda tanto na rua quanto na pista. Se você valoriza durabilidade acima de tudo e gosta de um truck que oferece uma curva consistente e um pouco mais "aberta", o Independent Stage 11 é imbatível.

Ele não é o mais leve do mercado, mesmo na versão Hollow, mas a sensação de estabilidade e a longevidade compensam. Para quem está montando um skate para aguentar qualquer sessão, seja em um corrimão ou no fundo de um bowl, este truck é a aposta certa.

Prós
  • Durabilidade lendária, aguenta muito impacto.
  • Excelente estabilidade para transições e altas velocidades.
  • Geometria de curva previsível e confiável.
  • Versão Hollow oferece redução de peso.
Contras
  • Mais pesado que concorrentes diretos, mesmo na versão Hollow.
  • Os amortecedores de fábrica podem ser duros para skatistas mais leves.

2. Thunder Polished Hollow Lights II 145mm

Os trucks da Thunder são sinônimo de leveza e resposta rápida. O modelo Polished Hollow Lights II eleva essas características ao máximo, com um parafuso central (kingpin) e eixo ocos, além de uma base forjada, resultando em um dos trucks mais leves disponíveis.

Essa redução de peso é sentida imediatamente, facilitando a execução de manobras de flip e tornando o skate mais ágil para sessões de street técnico. A geometria da Thunder é conhecida por proporcionar uma resposta de curva extremamente rápida, quase instantânea.

Para o skatista de street focado em manobras técnicas, o Thunder Hollow Lights II é a escolha ideal. Se o seu rolê consiste em sequências de flips, manobras em bordas e controle preciso do skate, a leveza e a agilidade deste truck farão toda a diferença.

Ele permite que o skate suba mais alto com menos esforço. A resposta rápida, no entanto, pode parecer um pouco "nervosa" para quem está acostumado com a estabilidade de um Independent, especialmente em transições ou em maior velocidade.

Prós
  • Extremamente leve, facilita a execução de manobras.
  • Resposta de curva muito rápida e ágil.
  • Base forjada aumenta a resistência.
  • Ótima altura para manobras de grind.
Contras
  • A resposta rápida pode ser instável para iniciantes ou em alta velocidade.
  • Menos indicado para skatistas de transição que buscam estabilidade máxima.

3. Ace Skateboard Trucks AF1

O Ace AF1 rapidamente se tornou o favorito de muitos skatistas que buscam uma sensação de curva diferenciada. A geometria do Ace é projetada para proporcionar uma curva acentuada e fluida, muitas vezes descrita como "surfy".

Isso significa que o truck inclina bastante, permitindo fazer curvas fechadas e carvings profundos com facilidade. O modelo AF1 atualizou a fórmula clássica da marca com um alumínio mais resistente e eixos com roscas redesenhadas para evitar que as porcas espanem, resolvendo críticas de modelos antigos.

Este truck é perfeito para quem ama andar em bowls, minirrampas ou simplesmente gosta de um rolê mais solto e focado em curvas. Se você sente que outros trucks são muito rígidos e limitam seu flow, o Ace AF1 vai te surpreender.

Ele transforma qualquer sessão em uma oportunidade de carving. Para skatistas de street técnico que preferem trucks mais estáveis e com menos inclinação, a curva acentuada do Ace pode exigir um período de adaptação, especialmente em manobras de borda.

Prós
  • Capacidade de curva excepcional e fluida.
  • Sensação "surfy" ideal para transições e carving.
  • Construção durável com alumínio de alta qualidade.
  • Ótima resposta com amortecedores de fábrica.
Contras
  • A curva acentuada pode parecer instável para skatistas acostumados com trucks mais rígidos.
  • Pode ser mais propenso a wheelbite se usado com rodas grandes sem risers.

4. Kit Truck Intruder 139mm com Roda Moska

Este kit da Intruder, que inclui trucks, rodas da marca Moska e rolamentos, representa uma solução completa e acessível para quem está montando o primeiro skate. O truck de 139mm tem um design padrão, similar a muitos modelos de entrada, oferecendo uma funcionalidade básica para aprender as primeiras manobras.

As rodas Moska são conhecidas no cenário nacional e oferecem uma performance decente para iniciantes, com uma dureza adequada para street e pistas lisas.

Para o iniciante com um orçamento limitado, este kit é uma excelente porta de entrada. Ele elimina a complexidade de escolher cada peça separadamente e oferece um conjunto funcional por um preço baixo.

É a opção ideal para quem quer experimentar o skate sem fazer um grande investimento inicial. Dito isso, um skatista intermediário ou avançado sentirá rapidamente as limitações: a liga de metal não é tão resistente quanto a de marcas profissionais, e a precisão da curva e a qualidade dos rolamentos são apenas básicas.

Prós
  • Excelente custo-benefício para iniciantes.
  • Kit completo com rodas e rolamentos, pronto para montar.
  • Tamanho padrão 139mm, compatível com shapes populares.
  • Solução prática para montar o primeiro skate.
Contras
  • Durabilidade e materiais inferiores aos de marcas profissionais.
  • Performance de curva e resposta limitadas.
  • Rolamentos e amortecedores de qualidade básica.

5. Fireball Paris Street com Rolamentos Dragon

A Paris é uma marca reverenciada no mundo do longboard, mas seus trucks de street, como os deste kit da Fireball, também merecem atenção. Eles trazem a expertise da marca em geometria de curva para o skate de rua.

O resultado é um truck com uma virada muito suave e progressiva, diferente da resposta rápida de um Thunder ou da robustez de um Independent. Este kit já vem com rolamentos Dragon, que são conhecidos por sua velocidade e durabilidade, adicionando um valor significativo ao pacote.

Este conjunto é uma ótima escolha para o skatista que quer algo diferente do padrão ou para quem está montando um cruiser híbrido. Se você usa seu skate tanto para manobras quanto para se locomover pela cidade, a curva suave dos trucks Paris torna o rolê mais confortável e prazeroso.

Os rolamentos de alta qualidade garantem que você mantenha a velocidade. Para skatistas de street puristas, a sensação pode ser um pouco macia demais, mas para quem busca versatilidade, é uma opção fantástica.

Prós
  • Curva extremamente suave e controlável.
  • Inclui rolamentos Dragon de alta qualidade.
  • Ótimo para setups híbridos e cruisers.
  • Construção sólida com a garantia da marca Paris.
Contras
  • A sensação da curva pode ser muito suave para skatistas de street técnico.
  • Menos popular no cenário de street, o que pode ser um ponto negativo para alguns.

6. Atlas Skateboard Trucks 149mm

Os trucks Atlas se destacam por uma inovação técnica: o pivô esférico (ball pivot). Diferente do pivô cônico tradicional, esta tecnologia cria um ponto de rotação perfeitamente alinhado, eliminando o atrito e o movimento lateral dentro do pivot cup.

Na prática, isso se traduz em uma curva extremamente precisa e consistente, sem o "jogo" que alguns trucks desenvolvem com o tempo. A construção é forjada, o que os torna muito resistentes a impactos, mesmo sendo relativamente leves.

Este truck é para o skatista técnico e detalhista, que percebe as nuances de cada componente do seu skate. Se você busca uma resposta de curva limpa, sem folgas e com máxima precisão, o Atlas é uma escolha excelente.

Ele combina a resistência para aguentar grinds pesados com a engenharia de precisão para uma sensação de controle superior. O tamanho 149mm é ideal para shapes mais largos, na faixa de 8.

5 polegadas, populares entre skatistas de transição e quem gosta de mais espaço para os pés.

Prós
  • Pivô esférico oferece curva precisa e sem folgas.
  • Construção forjada para alta resistência e leveza.
  • Design que minimiza o desgaste do pivot cup.
  • Ótima opção para shapes mais largos (8.5").
Contras
  • A sensação do pivô esférico pode ser diferente e exigir adaptação.
  • Menos comuns no mercado, com disponibilidade limitada.

7. Bear Trucks Gen 6 Longboard 180mm

Entrando no território do longboard, os Bear Gen 6 são uma evolução refinada de um dos trucks mais populares para a modalidade. Com um design de kingpin reverso (RKP), eles são projetados para estabilidade em alta velocidade e curvas longas e fluidas.

A sexta geração aprimorou o encaixe do amortecedor (bushing seat), oferecendo uma resposta mais precisa e eliminando o movimento indesejado. A trave de 180mm é um padrão para a maioria dos setups de freeride e downhill, proporcionando um bom equilíbrio entre agilidade e estabilidade.

Para o longboarder que pratica downhill, freeride ou simplesmente quer um truck confiável para cruising em alta velocidade, o Bear Gen 6 é uma escolha sólida. A estabilidade que ele oferece é o seu maior trunfo, permitindo que o rider se concentre nas linhas e nos slides sem se preocupar com oscilações (wobble).

A possibilidade de virar a trave (flippable hanger) altera o ângulo do truck, permitindo customizar a sensação entre mais estabilidade ou mais agilidade na curva.

Prós
  • Extremamente estável em altas velocidades.
  • Encaixe do amortecedor refinado para maior precisão.
  • Trave "flippable" para customizar o ângulo e a resposta.
  • Padrão da indústria para freeride e downhill.
Contras
  • Não é indicado para street ou manobras de flip.
  • Pode parecer pouco ágil para carving em baixa velocidade em comparação com trucks de surfskate.

8. Atlas Ultralight Longboard Trucks 180mm

Assim como sua versão para street, o Atlas de longboard utiliza o pivô esférico e construção forjada, mas em um formato de kingpin reverso (RKP) de 180mm. A versão Ultralight, como o nome sugere, tem como foco a redução de peso, utilizando uma liga de alumínio mais leve.

Isso torna o setup geral mais fácil de carregar e mais ágil para iniciar slides ou para quem pratica dancing, onde o peso do skate importa. A precisão do pivô esférico se mantém, proporcionando uma curva limpa e previsível.

Este truck é ideal para o longboarder de freeride, dancing ou cruising que busca um setup mais leve e responsivo. Se você quer a estabilidade de um truck RKP, mas sem o peso excessivo de alguns modelos de downhill, o Atlas Ultralight é a solução.

A leveza facilita manobras como shuvits e outros truques de freestyle no longboard. A precisão da curva também agrada quem busca controle máximo em slides e curvas técnicas.

Prós
  • Muito leve para um truck RKP de 180mm.
  • Pivô esférico garante uma curva precisa e suave.
  • Ideal para freeride, dancing e cruising.
  • Construção forjada de alta resistência.
Contras
  • Pode não ser a opção mais robusta para downhill extremo em comparação com trucks de precisão (CNC).
  • Preço mais elevado que outros trucks fundidos (cast).

9. OWL Sports Truck Simulador de Surf

O truck simulador de surf da OWL Sports é projetado com um único propósito: replicar a sensação de surfar no asfalto. O truck dianteiro possui um sistema de pivô especial, com uma mola ou geometria de braço articulado, que permite um ângulo de virada extremo.

Isso possibilita que o rider ganhe velocidade apenas "bombeando" o skate, movimentando o corpo de um lado para o outro, sem precisar colocar o pé no chão. O truck traseiro funciona como um pivô, proporcionando a tração necessária.

Este produto é exclusivamente para quem quer construir ou converter um skate em um surfskate. Se seu objetivo é treinar as manobras de surf fora d'água, fazer curvas extremamente fechadas ou simplesmente ter uma experiência de carving única, este é o truck certo.

Ele não serve para manobras de street, slides de downhill ou altas velocidades. Seu foco é o flow, o carving e a propulsão através do movimento corporal, sendo perfeito para treinos e diversão em locais planos ou pequenas ladeiras.

Prós
  • Permite gerar velocidade bombeando o skate.
  • Ângulo de curva extremo, replicando a sensação do surf.
  • Ótimo para treino de surf e carving.
  • Uma experiência de rolê completamente diferente.
Contras
  • Totalmente instável em alta velocidade.
  • Não é adequado para nenhuma outra modalidade além do surfskate.
  • Requer um período de adaptação para aprender a usar.

10. Softrucks para Treino de Manobras

O Softrucks não é um truck de skate funcional para andar. Trata-se de uma ferramenta de treino, feita de um material macio, que se encaixa no lugar dos trucks normais. Ele permite que o skate fique estável no lugar, com uma leve suspensão para simular a sensação do pop.

O objetivo é permitir que o skatista pratique a mecânica de manobras como o ollie, kickflip e heelflip em um ambiente seguro, como dentro de casa, sem que o skate deslize.

Este produto é perfeito para iniciantes que estão com medo de subir no skate em movimento ou para qualquer skatista que queira aprimorar a memória muscular de uma nova manobra. Se você quer praticar os movimentos dos pés repetidamente na segurança do seu quarto ou garagem, o Softrucks é a ferramenta ideal.

Ele elimina o fator medo e permite focar 100% na técnica. Obviamente, ele não substitui a prática em um skate de verdade, mas serve como um excelente passo intermediário.

Prós
  • Permite treinar manobras de forma segura e estacionária.
  • Ideal para iniciantes desenvolverem memória muscular.
  • Pode ser usado dentro de casa, em qualquer superfície.
  • Ajuda a superar o medo inicial de subir no skate.
Contras
  • Não é um truck de verdade, não serve para andar.
  • A sensação não replica 100% a de uma manobra em movimento.

Street vs. Longboard: A Diferença nos Trucks

A principal diferença visual e funcional entre trucks de street e de longboard está no design do parafuso central (kingpin). Trucks de street e park usam o chamado **Traditional Kingpin (TKP)**.

Neles, o kingpin fica voltado para dentro, mais próximo do centro do skate. Esse design é mais robusto, mais baixo e ideal para absorver o impacto de manobras e para fazer grinds.

Já os trucks de longboard geralmente usam o **Reverse Kingpin (RKP)**. Aqui, o kingpin é voltado para fora, se afastando do centro do skate. Isso cria um truck mais alto e que permite uma inclinação muito maior, resultando em curvas mais longas, fluidas e maior estabilidade em velocidade.

Altura do Truck (Low, Mid, High): Qual o Impacto?

A altura do truck, geralmente classificada como baixa (low), média (mid) ou alta (high), influencia diretamente a estabilidade e o tamanho de roda que você pode usar.

  • Low (Baixo): Oferece maior estabilidade por estar mais perto do chão. É a escolha preferida de muitos skatistas de street técnico, pois facilita o pop e o controle em manobras de flip. Exige rodas menores, geralmente entre 50mm e 53mm, para evitar o wheelbite (quando a roda toca no shape durante uma curva).
  • Mid (Médio): É o tipo mais comum e versátil. Oferece um bom equilíbrio entre a estabilidade de um truck baixo e a capacidade de curva de um truck alto. Funciona bem com as rodas mais populares, entre 52mm e 56mm, sendo uma ótima opção para quem anda em diferentes terrenos.
  • High (Alto): Proporciona mais espaço entre a roda e o shape, permitindo o uso de rodas maiores (acima de 56mm). Isso é ideal para quem anda em transições (vert, bowls), onde rodas maiores mantêm melhor a velocidade, ou para quem monta um cruiser para terrenos irregulares. A desvantagem é um centro de gravidade mais alto, que pode parecer menos estável.

Entendendo os Tamanhos: 139mm, 149mm, 180mm

O número associado a um truck (ex: 139, 149) quase sempre se refere à largura da trave (hanger) em milímetros. A regra de ouro é escolher um truck cuja largura total do eixo (de ponta a ponta) seja o mais próxima possível da largura do seu shape.

Isso centraliza as rodas sob seus pés, garantindo máximo controle e equilíbrio. Um truck muito estreito torna o skate instável; um muito largo afeta a execução de manobras e o poder de virada.

  • 129mm / 139mm: Ideais para shapes mais estreitos, de 7.75" a 8.25". São os tamanhos mais comuns para street skate técnico.
  • 144mm / 149mm: Perfeitos para shapes de largura intermediária a larga, entre 8.25" e 8.75". Populares entre skatistas que andam em transições ou que preferem shapes mais largos para maior estabilidade.
  • 180mm: Este é um tamanho padrão para trucks de longboard (RKP). A largura maior é necessária para acomodar os shapes largos de longboard (geralmente de 9" a 10") e proporcionar a estabilidade necessária para altas velocidades e carving.

Perguntas Frequentes

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