Bicicletas de Estrada (Road Bike) Para Iniciantes Reviews: As 3 Melhores Para Começar

Thiago Nunes da Silva
Thiago Nunes da Silva
7 min. de leitura

Entrar no ciclismo de estrada é uma decisão que combina performance, saúde e aventura. A escolha da primeira bicicleta, contudo, pode parecer complexa. Este guia foi criado para simplificar esse processo.

Analisamos detalhadamente três dos melhores modelos de entrada disponíveis, avaliando os pontos que mais importam para o ciclista iniciante: o tamanho do quadro, a qualidade da transmissão e o custo-benefício geral.

Nosso objetivo é que você encontre a sua primeira bike speed e comece a pedalar com segurança, conforto e a performance necessária para evoluir no esporte.

Como Escolher o Tamanho Certo da Sua Primeira Speed?

O erro mais comum de um ciclista novato é ignorar o tamanho do quadro da bicicleta. Um tamanho incorreto não afeta apenas o conforto, causa dores nas costas, pescoço e joelhos, além de diminuir a eficiência da sua pedalada.

O tamanho do quadro, medido em centímetros, precisa ser compatível com a sua altura e, mais especificamente, com a altura do seu cavalo (a medida do chão até a virilha). Para uma primeira aproximação, ciclistas mais altos (acima de 1,75m) se adaptam melhor a quadros maiores, como o 56, enquanto ciclistas de menor estatura encontram mais conforto em quadros como o 50.

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Embora tabelas de referência ajudem, a recomendação profissional é realizar um "bike fit iniciante". Esse serviço, oferecido por lojas especializadas, ajusta todas as variáveis da bicicleta ao seu corpo: altura do selim, distância do guidão e posicionamento dos tacos da sapatilha.

Um bom ajuste previne lesões e garante que você extraia o máximo de performance da sua nova bicicleta de estrada. Se um bike fit completo não for uma opção inicial, priorize a escolha do tamanho do quadro correto com base na sua altura e faça os ajustes básicos em casa.

Análise: As 3 Melhores Road Bikes Para Iniciantes

Selecionamos três modelos que representam os melhores pontos de partida para o ciclismo de estrada. Eles oferecem um equilíbrio entre preço acessível, componentes confiáveis e a estrutura necessária para seus primeiros treinos longos e subidas.

Avaliamos cada um para diferentes perfis de ciclistas iniciantes.

1. Athor Speed Estrada V-one Aro 700 Tam. 56

A Athor Speed V-one no tamanho 56 é a escolha perfeita para o ciclista iniciante de estatura mais elevada, tipicamente acima de 1,75m. Seu grande trunfo é oferecer uma porta de entrada acessível ao mundo do ciclismo de estrada sem sacrificar os fundamentos.

O quadro de alumínio garante a leveza necessária para ganhar velocidade, enquanto as rodas Aro 700 são o padrão da modalidade, otimizadas para rolar com eficiência no asfalto. Esta bicicleta foi projetada para quem quer sentir a velocidade e a postura de uma road bike pela primeira vez, ideal para treinos em terrenos planos ou com ondulações leves.

Para quem busca uma bicicleta para começar a treinar distâncias maiores nos fins de semana, a V-one cumpre o papel com excelência. A transmissão de 14 velocidades (2x7) é simples e funcional para percursos onde a altimetria não é o principal desafio.

Os trocadores integrados aos manetes de freio (STI) são um ponto positivo, permitindo trocas de marcha sem tirar as mãos do guidão, um recurso de segurança e performance. Ela é a bicicleta para você dar as primeiras pedaladas sérias no asfalto, aprender a pedalar em grupo e descobrir se a paixão pelo ciclismo de estrada vai crescer.

Prós
  • Custo-benefício imbatível para uma primeira speed bike.
  • Tamanho 56 ideal para ciclistas mais altos, garantindo um bom ajuste.
  • Quadro de alumínio leve e durável.
  • Trocadores de marcha integrados ao freio (STI).
Contras
  • A transmissão de 14 velocidades pode ser insuficiente em subidas muito íngremes.
  • Os freios do tipo caliper perdem eficiência em condições de chuva.
  • Componentes de entrada podem precisar de um upgrade conforme sua performance evoluir.

2. KSW Speed Road 300 Alumínio Aro 700 18V

Se você é um iniciante que já mira percursos mais desafiadores, com subidas e variações de ritmo, a KSW Speed Road 300 é uma evolução natural. O diferencial principal aqui é a transmissão de 18 velocidades (2x9).

Essas marchas extras, especialmente no cassete traseiro, oferecem um escalonamento mais suave e uma marcha mais leve para enfrentar ladeiras com mais conforto e eficiência. Este modelo é para o ciclista que não quer se sentir limitado pelo equipamento e já planeja participar de seus primeiros eventos amadores ou explorar estradas mais montanhosas.

O conjunto da KSW Speed Road 300 posiciona a bicicleta um degrau acima das opções mais básicas. Geralmente equipada com um grupo como o Shimano Sora, a troca de marchas é mais precisa e confiável, mesmo sob esforço.

O quadro de alumínio mantém a bicicleta ágil e responsiva, com um design frequentemente mais moderno e agressivo. Esta é a bicicleta para o iniciante comprometido, que busca um equipamento que o acompanhará por mais tempo em sua jornada de evolução no ciclismo de estrada, oferecendo uma performance mais sólida desde o começo.

Prós
  • Transmissão de 18 velocidades proporciona maior versatilidade para subidas.
  • Componentes de um nível superior, resultando em trocas de marcha mais precisas.
  • Excelente opção para quem planeja uma evolução mais rápida no esporte.
  • Design moderno e atrativo.
Contras
  • Preço superior aos modelos de 14 velocidades.
  • Ainda utiliza freios caliper, que são menos potentes que o freio a disco para speed.
  • Pode ser um investimento inicial mais alto para quem está apenas experimentando o esporte.

3. Athor Speed Estrada V-one Aro 700 Tam. 50

A Athor Speed V-one no tamanho 50 é a solução para ciclistas de baixa estatura (geralmente abaixo de 1,65m) que enfrentam dificuldade para encontrar uma primeira bike speed com o ajuste correto.

Este modelo oferece todas as qualidades da sua irmã maior, a versão tamanho 56, mas em um pacote dimensionado para garantir conforto e controle. Pedalar uma bicicleta do tamanho errado é a receita para o desconforto e o desânimo.

Este modelo resolve exatamente esse problema, permitindo que o ciclista iniciante se concentre em aprender a técnica e aproveitar o pedal.

Para a ciclista ou o ciclista que busca uma bicicleta de estrada com excelente custo-benefício para iniciar no esporte, esta é a escolha certa. O quadro de alumínio, a transmissão de 14 velocidades e as rodas Aro 700 formam um conjunto coeso e eficiente para quem está começando.

É a bicicleta perfeita para seus primeiros 50 km, para aprender a andar clipado e para descobrir as estradas da sua região. A geometria do quadro menor proporciona mais segurança e facilidade no controle da bicicleta, tornando a experiência inicial muito mais agradável.

Prós
  • Tamanho 50 ideal para ciclistas de menor estatura, proporcionando um bike fit iniciante adequado.
  • Excelente custo para quem quer começar no ciclismo de estrada sem gastar muito.
  • Conjunto equilibrado com componentes simples e de fácil manutenção.
  • Geometria que facilita o controle para ciclistas menores.
Contras
  • Compartilha as mesmas limitações da versão maior: transmissão de 14v pode ser restritiva em serras.
  • Freios caliper com performance reduzida sob chuva.
  • Selim e outros componentes de contato podem precisar de um upgrade para maior conforto em longas distâncias.

Quadro de Alumínio: Leveza e Durabilidade Para Iniciar

Todos os modelos analisados utilizam um quadro de alumínio, e há uma boa razão para isso. O alumínio é o material de escolha para bicicletas de estrada de entrada e intermediárias por oferecer a melhor relação entre peso, rigidez e custo.

Comparado ao aço, ele é significativamente mais leve, o que facilita acelerações e subidas. Comparado à fibra de carbono, material de bicicletas de alta performance, ele é muito mais acessível.

Um quadro de alumínio moderno é rígido, o que significa que a força que você aplica nos pedais é transferida eficientemente para a roda traseira, transformando seu esforço em velocidade.

Além disso, é resistente à ferrugem, garantindo uma longa vida útil para sua primeira bike speed.

Transmissão: 14 ou 18 Marchas Para o Ciclista Novato?

A escolha entre uma transmissão de 14 ou 18 velocidades depende diretamente do tipo de terreno que você pretende encarar. Uma transmissão de 14v, resultado de duas coroas na frente e um cassete de sete marchas atrás, é perfeitamente adequada para treinos em locais planos ou com pequenas colinas.

É um sistema mais simples, robusto e barato.

Já a transmissão de 18v (duas coroas e nove marchas) oferece uma gama maior de opções. Isso se traduz em duas vantagens principais. Primeiro, uma marcha mais leve, que torna a subida de ladeiras íngremes menos sofrida.

Segundo, os saltos entre as marchas são menores, permitindo que você mantenha sua cadência (o ritmo da pedalada) mais constante. Se você mora em uma região montanhosa ou tem a ambição de enfrentar serras, a diferença da transmissão 14v vs 18v é significativa e o investimento extra na segunda opção vale a pena.

Aro 700: O Padrão Ideal Para Velocidade no Asfalto

O termo Aro 700, ou 700c, refere-se ao diâmetro padrão das rodas usadas em praticamente todas as bicicletas de estrada para adultos. Esse tamanho foi estabelecido por ser extremamente eficiente para o ciclismo em asfalto.

Rodas maiores rolam sobre pequenas imperfeições da via com mais facilidade e, mais importante, mantêm a velocidade com menos esforço do ciclista. Para quem busca performance e velocidade, que é a essência do ciclismo de estrada, as rodas Aro 700 são a única escolha lógica.

Todos os modelos recomendados neste guia utilizam este padrão, garantindo que você tenha acesso a uma vasta gama de pneus e componentes compatíveis.

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